- Início
- Nossas Lojas
- Responsáveis
- Tipos de Serviços
- Manutenção em Computador
- Formatação
- Instalação de Programas
- Limpeza Periféricos Internos
- Revisão de Componentes
- Remoção de Virus
- Recuperação Sistema Operaciona
- Recuperação de Dados Apagados
- Assessoria em informatica
- Consultoria em Informática
- Deixe o seu Recado
- Contactos
Instalação de Programas
Instalação de software de Política de Grupo ajuda-o a especificar o modo de instalação e manutenção das aplicações na organização. Com o componente Instalação de software de Política de grupo pode gerir uma aplicação num objecto de Política de Grupo que, por sua vez, está associado a um determinado contentor do Active Directory — um local, um domínio ou uma unidade organizacional. As aplicações podem ser geridas de um de dois modos: atribuído ou publicado.
Para obter sugestões sobre como utilizar a Instalação de Software de Política de Grupo, consulte Procedimentos recomendados para <b>Instalação de software</b> de <b>Política de grupo</b>. Para começar a utilizar imediatamente a Instalação de software de Política de Grupo, consulte Abra a 'Instalação de software' de 'Política de grupo'. Para mais informações, consulte Instalação de software de política de grupo.
Atribuir a utilizadores
Quando atribui uma aplicação a um utilizador, a aplicação será anunciada ao utilizador da próxima vez que iniciar sessão numa estação de trabalho. O aviso por parte da aplicação segue o utilizador, independentemente do computador físico que este utilizar. A aplicação é instalada quando o utilizador a activa pela primeira vez no computador, quer seleccionando a aplicação no menu Iniciar, quer activando um documento associado à aplicação. Para mais informações, consulte Atribuir uma aplicação.
Uma aplicação é atribuída quando se pretende que esta se encontre nos computadores de todos os utilizadores. Por exemplo, suponha que pretende que todos os utilizadores de um departamento de marketing possuam o Microsoft Excel nos respectivos computadores. Um objecto da Política de Grupo gere cada um dos utilizadores do departamento de marketing. Quando é atribuído ao objecto da política de grupo do departamento de marketing, o Excel é anunciado no computador de cada utilizador do departamento de marketing. Quando uma aplicação atribuída é anunciada, não é realmente instalada no computador. Neste caso, o anúncio da aplicação instala apenas informações suficientes acerca do Excel para que os atalhos do Excel apareçam no menu Iniciar e para que as associações de ficheiros necessárias (.xls) apareçam no registo.
Quando estes utilizadores iniciam sessão nos respectivos computadores, o Excel aparece no menu Iniciar. Quando seleccionam o Excel no menu Iniciar pela primeira vez, o Excel é instalado. Um utilizador também pode instalar uma aplicação anunciada abrindo um documento a ela associado, por activação de uma extensão de ficheiro ou por activação baseada em COM). Se um utilizador que ainda não tenha activado o Excel a partir do menu Iniciar clicar numa folha de cálculo Excel para a abrir, o Excel será instalado e a folha de cálculo será aberta.
Um utilizador pode eliminar uma aplicação atribuída, contudo, a aplicação atribuída será anunciada novamente quando o utilizador voltar a iniciar sessão. Será instalada da próxima vez que o utilizador a seleccionar no menu Iniciar.
Atribuir a computadores
Quando atribui uma aplicação ao computador, a aplicação é anunciada e a instalação é executada quando for seguro fazê-lo. Normalmente, tal acontece quando o computador é iniciado, de modo a que não haja processos em competição no computador. Para mais informações, consulte Atribuir uma aplicação.
Publicar para utilizadores
Quando publica uma aplicação para utilizadores, a aplicação não aparece como estando instalada nos computadores dos utilizadores. Não são visíveis atalhos no ambiente de trabalho nem no menu Iniciar, não sendo igualmente efectuadas alterações ao registo local nos computadores dos utilizadores. Em vez disso, as aplicações publicadas armazenam os respectivos atributos de anúncio no Active Directory. Informações, tais como o nome e as associações de ficheiro da aplicação, são apresentadas aos utilizadores no contentor do Active Directory. A partir desse momento, a aplicação estará disponível para ser instalada pelo utilizador através de Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controlo ou clicando num ficheiro associado à aplicação como, por exemplo, um ficheiro .xls do Microsoft Excel. Para obter mais informações, consulte Publicar uma aplicação e <b>Adicionar ou remover programas</b> no <b>Painel de controlo</b>.
Uma aplicação é publicada quando se pretende que esta fique disponível para pessoas geridas pelo objecto da política de grupo, no caso de um utilizador pretender utilizar a aplicação. Com aplicações publicadas, cada pessoa decide se irá instalar ou não a aplicação publicada.
Por exemplo, se publicar o Microsoft Image Composer para utilizadores geridos pelo objecto da Política de Grupo do departamento de marketing e se um utilizador deste departamento pretender instalar o Image Composer, esse utilizador poderá ir para Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controlo para instalar a aplicação. Se os utilizadores não instalarem o Image Composer através de Adicionar ou Remover Programas e se a extensão de ficheiro .jpg para o documento de imagem estiver associada ao Image Composer, este poderá ser instalado para utilizadores quando estes abrirem pela primeira vez qualquer documento .jpg.
Scripts de atribuição de aplicações
Os scripts de atribuição de aplicações são um dos tipos de ficheiro encontrados frequentemente na Instalação de software de Política de Grupo. Para cada aplicação publicada ou atribuída a um objecto de Política de grupo em particular, é gerado e armazenado um script de atribuição de aplicações (ficheiro .aas) no objecto de Política de grupo desse domínio. Estes ficheiros de script contêm as informações de anúncio sobre a configuração da aplicação. Para mais informações, consulte Tipos de ficheiro utilizados na 'Instalação de software' de 'Política de grupo'.
Instalação de software do ponto de vista do utilizador
No computador do utilizador, os componentes do sistema — incluindo o início de sessão, a shell, a ligação e incorporação de objectos (OLE), o cliente Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) e o registo local — fornecem o ponto de vista do utilizador relativamente à instalação de software. O início de sessão é o agente privilegiado que aplica a política de instalação de software. A shell e OLE foram melhorados de modo a suportarem o Active Directory e a comunicarem com o Windows Installer para executar acções de configuração. O cliente LDAP fornece a capacidade de efectuar procuras e consultas no Active Directory.
Com a utilização de Adicionar ou Remover Programas, os utilizadores podem procurar e instalar software a partir do Active Directory num ambiente gerido ou a partir de um suporte de dados local (num ambiente não gerido ou, caso a política o permita, a partir de um suporte de dados local num ambiente gerido).