- Início
- Nossas Lojas
- Responsáveis
- Tipos de Serviços
- Manutenção em Computador
- Formatação
- Instalação de Programas
- Limpeza Periféricos Internos
- Revisão de Componentes
- Remoção de Virus
- Recuperação Sistema Operaciona
- Recuperação de Dados Apagados
- Assessoria em informatica
- Consultoria em Informática
- Deixe o seu Recado
- Contactos
Recuperação de Dados Apagados
Quando apagamos um arquivo da lixeira ou usamos SHIFT+DEL, o Windows apenas marca no HD que tal arquivo foi deletado, fazendo o arquivo ficar invisível para o Usuário do sistema. Com isso o arquivo “deletado” continua no HD até que um novo arquivo venha ocupar aquele espaço.
Para ficar mais claro, suponha que a imagem abaixo represente o HD, e que os blocos em branco representem o espaço vazio no disco. Já os blocos vermelhos representam os arquivos gravados:
Após alguns arquivos serem apagados, o disco ficaria como segue abaixo: com os blocos em cinzas representando os arquivos deletados:
Esses dados ainda permanecem no disco, porém estão invisíveis ao usuário.
Na formatação o sistema operacional marca, em vez de um, TODOS os arquivos como deletados. Pórem o método de recuperação de dados formatados é diferente.
Para reaver estes arquivos deletados, você pode usar um programa com essa finalidade. Mas antes de usar um programa desses, é importante saber o que são arquivos subscritos.
O que são arquivos subscritos
Imagine que um novo arquivo seja salvo no hd acima. É bem possível que este novo arquivo seja gravado por cima de algum outro arquivo deletado(área cinza). Caso isso aconteça, dizemos que o arquivo antigo fica subscrito, e parte ou toda informação deste arquivo é perdida.
Se um arquivo recuperado tiver uma parte dele subscrita, ele não abrirá da forma que deveria. Ou seja, ele fica corrompido.
Ex: Se uma foto subscrita for recuperada do HD, ela não será exibida quando você tentar abrí-la no vizualizador de fotos.
Mas esse caso ainda pode ter solução usando um programa reparador de arquivos. O reparador não vai fazer milares, é claro. Com certeza algo vai faltar. Mas às vezes é últil ter apenas uma parte da informação recuperada, principalmente para tipos de arquivos como texto e áudio.
Fique com isso na cabeça caso seu arquivo recuperado esteja corrompido. Você só vai saber se precisa ou não de um reparador, depois de recuperar seu arquivo como é mostrado abaixo.